Notícia



Onde instalar placas de energia solar em imóveis?

08/04/2020 - 12:35

Produzir a própria energia por meio da radiação solar é uma ótima alternativa para economizar com as contas de luz. Esse é um ótimo investimento para quem vai construir, pois já que além de reduzir os custos nas tarifas, também tem seu imóvel valorizado. No caso de indústrias, comércios e outras empresas, ter esse sistema também mostra um compromisso com o meio ambiente.

O sistema de energia solar conta com um inversor - que transforma a luz em energia para alimentar os aparelhos eletrônicos da casa – e com os painéis fotovoltaicos que ficam posicionados de forma que receba melhor a radiação do sol. Veja algumas opções de lugares onde podem ser instaladas essas placas:

No chão:
Um dos locais onde é feita a instalação dos painéis é no próprio terreno. Para isso é necessário ter espaço e verificar a incidência do sol que as placas terão. A energia solar pode ser produzida até em dias nublados, mas para isso é importante escolher um lugar estratégico para que possa ser gerada com mais eficiência. A maioria das usinas de energia solar instalam o equipamento no próprio solo.

Fachadas:
Os painéis podem ser integrados a arquitetura da obra e assim substituir os materiais de acabamento. Para quem deseja aproveitar a iluminação natural em um ambiente sem janelas, pode utilizar células semitransparentes. Integrar a energia solar na fachada de prédios é excelente para indústrias e outras grandes empresas, já que possuem uma alta demanda energética.

Telhado:
Esse é certamente o local mais escolhido para posicionar as placas solares. Nem todos querem ter um espaço no chão sendo ocupado pelo equipamento ou não possuem esse espaço. Para cada tipo de telha há um sistema de fixação específico. A melhor posição é voltada para a face Norte e inclinada na mesma da latitude da localização. No caso de lajes, podem ser utilizados sistemas que compensam a falta de inclinação do telhado, assim garantindo uma maior eficiência na produção de energia. Mas mesmo que o telhado não tenha a inclinação e a direção ideal, a perda na produção é muito pequena.

Cobertura de estacionamento:
Esta é mais uma opção que fica nas alturas. Além de usar o espaço para produzir energia, os veículos estarão na sombra. É uma ótima alternativa para estacionamentos que ficam na área externa, além de ser mais fácil para fazer as manutenções, já que não fica em alturas tão elevadas.

Cobertura de pergolado ou jardim:
É uma opção excelente para residências, já que além de produzir energia, projeta sombra para as plantas, hortas, decks, ou então para um espaço para relaxar com a família.

Para instalar os painéis fotovoltaicos em telhados ou coberturas, a construção civil pode contar com o elevador inclinado Geda Lift 250. A plataforma transporta as placas até o telhado em segundos, trazendo assim agilidade, segurança e também ergonomia para os trabalhadores. O equipamento pode ser comprado ou locado dependendo das necessidades. O elevador conta com toda a tecnologia alemã Geda, indústria referência em equipamentos para a construção civil.

instalar placas de energia solar em imóveis





Newsletter

Receba nossas últimas novidades!