Notícia



5 dicas para você decorar seu apartamento novo

08/05/2020 - 09:40

Ao se mudar para um apartamento novo surgem também novos desafios. Ele geralmente é um ambiente frio e nada aconchegante. A menos que o imóvel já seja mobiliado e decorado, cabe aos novos moradores deixar aquele espaço com cara de lar.
A decoração é fundamental neste processo de transformação de “paredes” em lar, inclusive é pensando nela que muitos imóveis são escolhidos ainda na planta.
Aos poucos as paredes brancas e sem graça ganham forma e cores, mesmo que dentro da cabeça dos moradores.
Você é do tipo que prefere cuidar de cada detalhe da decoração? Ou prefere contratar um arquiteto ou um profissional de design de interiores para arrumar sua nova casa?
No artigo de hoje você confere algumas dicas incríveis para deixar decorar o seu apartamento novo e deixá-lo com a sua cara. Confira.


Importância da decoração para um imóvel

Para os apaixonados por decoração, não tem nada mais gostoso do que poder decorar um apartamento.
E mesmo que não seja um apartamento recém-entregue pela construtora, algumas dicas podem deixar um imóvel com cara de novo.
Até a mudança se torna mais empolgante quando os moradores pensam em um ambiente íntimo, confortável e cheio de coisas novas.
A decoração de um apartamento pode transformar totalmente a forma de ver o mundo, inclusive para pessoas que trabalham em home office.
Poder estar em um espaço recém inaugurado significa recomeçar, criar novas conexões, se reinventar e dar um novo significado pra vida.


5 Dicas de como decorar um apartamento novo

Quando você começar a pensar na decoração do seu apartamento, é importante levar em conta alguns detalhes.
Pense sempre no número de pessoas que irão morar no local, se possui idosos e crianças, a incidência de sol, a localização e o estilo pessoal de cada morador.
Cada pormenor deve ser levado em conta ao escolher os itens para compor os ambientes. Abaixo, acompanhe 5 dicas de como decorar um apartamento.


1. Plantas e muito verde

O ano de 2020 está marcado para sempre na história da humanidade devido ao Covid-19. O isolamento social transformou a forma de se relacionar e impactou também na maneira de decorar apartamentos.
Para evitar a sensação de confinamento e de solidão, aposte na cor verde para alegrar o espaço e dar uma sensação de saúde. Folhagens e flores dão vida aos ambientes, principalmente para os que não possuem sacadas.
Uma tendência muito forte dos últimos anos que se consolidou durante a pandemia foi a urban jungle, ou selva urbana; principalmente entre os millenials.
A decoração urban jungle consiste na utilização de muitas plantas, naturais ou artificiais, no interior dos apartamentos.
Como o próprio nome diz, a ideia é fazer uma pequena selva e levar um pouco do meio ambiente para dentro de casa. A sensação de paz e de verde fazem desta uma tendência relaxante e que promove o bem-estar.


2. Iluminação

A iluminação faz milagres! E em cada ambiente ela pode ser pensada de uma maneira diferente, de acordo com os objetivos dos moradores.
Invista em lâmpadas de led, elas são mais econômicas e possuem maior durabilidade.
Cada espaço possui uma particularidade. Na sala, por exemplo, podem ser utilizadas luzes indiretas, já que é um ambiente de relaxamento e de reunião familiar. Nas salas de estar e de jantar que possuem mesa de vidro, uma boa dica é usar lustres com as lâmpadas viradas para cima. Desta forma a luz fica difusa e indireta.
Nos quartos a iluminação pode ser mais leve, suave e aconchegante. É possível utilizar também detalhes em neon colorido, como rosa, vermelho, azul, verde e laranja. Aqui vale a criatividade e as preferências de cada morador.
Na cozinha o ideal é que seja utilizada uma iluminação forte fluorescente e na cor branca. Espalhe a iluminação em todo o ambiente.
Um detalhe original é usar lâmpadas com filamentos diferenciados e criativos. Vale aqui usar pendentes sobre a bancada da cozinha, abajur ou até mesmo luzinhas de natal. Não tenha medo de ousar.


3. Adesivos de parede

Eles chegaram há alguns anos e ganharam os corações dos mais criativos. Os adesivos de parede são de fácil aplicação e podem ser encontrados nos mais variados tipos e valores.
Eles podem ser usados em vários ambientes e o resultado é inovador.
Para os amantes de cinema, por exemplo, a dica fica por conta de adesivos que retratam cenas de filmes, personagens a objetos que remetem à sétima arte.
Inclusive, muitos apartamentos já usaram a técnica para fazer a decoração de salas de cinema.
As paisagens e monumentos turísticos também fazem sucesso em famílias que gostam de viajar.
As crianças não ficam de fora desta tendência. Os quartos podem ser facilmente transformados com adesivos de desenho, super-heróis e temas infantis.
Algumas lojas se especializaram na criação e produção de adesivos sob encomenda, em que o cliente pode escolher frases, formas e detalhes que mais agradam as possibilidades são infinitas.


4. Tapetes

Os tapetes são utilizados principalmente para garantir conforto e aconchego aos ambientes, além do impacto diferenciado na decoração.
Nos quartos eles podem ser mais macios e tem como principal característica aquecer o chão para os moradores.
Existem diversas texturas e cores de tapetes que podem compor um ambiente. Em apartamentos com clima de praia e decoração navy, por exemplo, podem ser usados tapetes de palha ou em cores que conversem com o mar.
Para quem tem dúvidas quanto as medidas ideais vale a dica. Para acertar no tamanho de um tapete é preciso pensar na proporção dos móveis.
As cores e texturas devem conversar com os outros acessórios da casa, inclusive com a cor das paredes.
A sobreposição também está em alta, ela nasceu ainda no tempo dos carpetes. Podem ser compostas por cores, tamanhos, texturas e estampas diferentes.


5. Cimento queimado

A decoração industrial está em constante evolução e sempre marca território em novas tendências. Tons de cinza, terrosos e preto; tijolinhos à mostra, canos aparecendo e móveis de ferro fazem a composição nos apartamentos de jovens; principalmente homens.
O cimento queimado veio agregar à esta tendência, sendo aplicado não só no estilo industrial, mas também nórdico, contemporâneo, moderno, entre outros.
Ele é extremamente versátil e pode ser utilizado em bancadas, paredes, tetos, móveis, chão, revestimentos e até mesmo em objetos decorativos.
Para os mais empenhados é possível fazer a textura queimada com técnicas de DIY, utilizando tinta cinza e massa corrida branca.
Além dos ambientes ficarem lindos, esta decoração tem vantagens quanto à limpeza e a fácil manutenção. São tantas possibilidades de uso que fica fácil realizar combinações.


Conclusão: invista em uma decoração que imprima a sua personalidade ao ambiente

Não deixe de pensar em cada detalhe com aquilo que você e a sua família mais gostam. É essencial que a decoração represente um pouco da personalidade de seus moradores, possibilitando que o imóvel torne-se, de fato, um lar.
Agora que você já sabe como decorar um apartamento novo é hora de colocar a mão na massa. Qual dessas ideias você mais gostou?

5 dicas para voce? decorar seu apartamento novo




Newsletter

Receba nossas últimas novidades!