Notícia



Certidão de registro de imóveis: Conheça os diferentes tipos

19/05/2020 - 15:18

Quem vai vender ou deseja adquirir um imóvel deve ficar a par dos procedimentos legais para tal ação, e isso quer dizer que precisa atentar para a certidão de registro de imóveis, emitida por meio do Cartório de Registro de Imóveis.
Esse documento é de fundamental importância para comprovar a autenticidade da propriedade sobre um imóvel, bem como para informar seu histórico e se ele está regulamentado.
Como há vários tipos de certidão de registro de imóveis, resolvemos explicar seus diferentes tipos, para você compreender melhor suas finalidades.


Cartório de Registro de Imóveis

O cartório de registro de imóveis é o estabelecimento responsável por armazenar e arquivar em certidões informações relativas a um imóvel, de forma a assegurar a autenticidade, segurança e legalidade desses dados.
Há vários tipos de certidões emitidas pelo cartório de registro de imóveis e cada uma delas apresenta finalidades diferentes.
Listamos abaixo algumas das principais certidões, confira!


Certidão de Matrícula ou de inteiro teor

Essa certidão, também conhecida como certidão de inteiro teor, é uma cópia atual com todas as informações do imóvel (localização, dimensão, etc.), geralmente utilizada para comprovar de quem é o imóvel.


Certidão de ônus reais

Nesse documentam constam informações acerca o imóvel, seus proprietários, bem como se recai algum ônus sobre ele.


Certidão de ações reais e pessoais reipersecutórias

Além das informações acerca do imóvel e os proprietários, este documento apresenta se há alguma ação real ou pessoal sobre o imóvel.


Certidão de cadeia dominial

Esse documento se trata especificamente de um levantamento cronológico realizado no cartório para comprovar a autenticidade de todas as transmissões e titulação da propriedade até o proprietário atual.


Certidão de transcrição e transmissões

Registro feito no Livro de Transcrição e Transmissões contendo dados dos imóveis


Certidão de que além deste imóvel não há outro

Esse documento é solicitado porque é necessário para liberar o FGTS e, nele, constam as informações do imóvel, bem como de seus proprietários e, também, comprovam que não há outro imóvel no nome do proprietário.


Certidão de que além deste ônus não há outro

Apresenta informações acerca do imóvel e seus proprietários, ressaltando que não há outro ônus que incida sobre ele.


Certidão negativa de propriedade

Esse documento também é necessário para o saque do FGTS e informa que o cidadão não possui imóvel registrado em seu nome naquela cidade ou zona daquele registro de imóveis.


Certidão Quinzenaria / Vintenária

Esse documento é constituído pela certidão de matricula atualizada, ou certidão de inteiro teor, bem como do histórico dos registros dos últimos 15 ou 20 anos, seguindo a solicitação da pessoa.
 
Tentamos apontar com clareza e de forma descomplicada os principais serviços e documentos emitidos pelo Cartório de Registro de Imóveis, pois assim você poderá ter uma boa ideia de qual documento solicitar tendo em vista sua utilidade.
Esperamos que esse artigo tenha contribuído de alguma forma para facilitar sua vida e te tornar uma pessoa ainda mais informada sobre os procedimentos que muitas vezes são necessários quando tratamos de imóveis.

Certidão Registro de Imóveis


 




Newsletter

Receba nossas últimas novidades!