Notícia



6 dicas para aquisição do seu primeiro imóvel

28/05/2020 - 10:01

Comprar o primeiro imóvel é o sonho de muita gente e decidir o local não é uma tarefa fácil.
É preciso muito planejamento para que o negócio não se torne insustentável para o comprador.
Comprar um imóvel realmente vale a pena é como um investimento, pois muitas vezes é possível obter uma renda extra com aluguel ou até mesmo com a venda do imóvel.
É importante se certificar que o imóvel atenda as suas expectativas e se realize um bom negócio, seja comprando direto com o proprietário, ou através de uma imobiliária.
Por isso vamos listas aqui 6 dicas para aquisição do seu primeiro imóvel:
 
1 - Definir qual localização é melhor para você:
Escolher um imóvel que fique perto do seu trabalho, próximo a supermercados, comércios facilitará sua vida e você não dependerá de carro ou outro meio de transporte para se locomover, além disso, comprar um imóvel bem localizado valorizará a propriedade, se você quiser vender depois.
 
2 - Compre um imóvel que “caiba no seu bolso”
A melhor alternativa é comprar um imóvel à vista, pois é negociado com mais facilidade e os descontos são maiores, mas o imóvel precisa caber no seu bolso, e, portanto deve estar dentro da faixa de preço da quantidade que você dispõe.
Além disso, não considere apenas o valor da compra pois não será apenas o único custo, despesas como escritura, registro e condomínio no caso se for um apartamento, possíveis reformas se for necessário, virão.
Fazer um planejamento financeiro é essencial antes de comprar um imóvel para evitar frustações futuras.
 
3 - Casa ou apartamento, o que é melhor para você?
Escolher onde morar é uma tarefa difícil, precisa levar em consideração vários fatores para que seu sonho não vire um pesadelo como o desconforto e insatisfação.
A casa é o tipo de imóvel predileto da maioria das pessoas pelo fato de ter mais espaço e mais área descoberta, podendo ter um amplo jardim que faz bem e transforma em liberdade para as pessoas que convivem nela, fazendo você suas regras, além de não ter gastos com taxa de condomínio, ao menos que resida em um condomínio fechado.
Mas, se você busca morar com mais segurança a escolha por um apartamento é considerada uma opção mais segura, os prédios residenciais possuem portaria e uma equipe de segurança capacitada.
Outro fator relevante é a taxa de condomínio, quando você mora em prédios residenciais não precisa se preocupar diretamente com a manutenção do condomínio, tendo em vista que a administradora do condomínio e o sindico se responsabilizam pela manutenção nas áreas comuns do prédio.
Agora você precisa analisar qual imóvel se encaixa mais a suas necessidades.
 
4 - Analisar a documentação do imóvel:
Antes de adquirir o seu imóvel verifique a documentação de registro de imóveis se não há nenhum ônus e ações sobre o mesmo, também exigir todas as negativas que se referem ao imóvel tais como condomínio, IPTU, tarifa de lixo e etc.
Muito importante que se verifique tudo isso para que não haja dor de cabeça futura.
Uma compra tranquila também depende de questões burocráticas.
 
5 - Procure um corretor da sua confiança:
Ter orientação profissional na compra do seu primeiro imóvel torna a negociação mais tranquila e segura.
Se você contratar um corretor é de extrema importância verificar se ele está habilitado junto ao CRECI Órgão Fiscalizador da sua classe, caso você não o conheça procure maiores informações sobre a índole do mesmo.
Certificar que o corretor é de confiança e que está preparado para lhe oferecer o melhor negocio evitará frustações e perdas.
 
6 - Imóvel novo ou usado:
A escolha por o imóvel ideal que atenda suas expectativas não é uma tarefa fácil, existem ótimas opções para ambas as situações.
 O imóvel novo terá sempre mais vantagens, pois o novo não haverá necessidade de reformas e ajustes, porém essa escolha será sempre mais valorizada.
Já o imóvel usado é como comprar um carro usado, você sempre que analisar bem para fazer um bom negócio.
 
Esperamos que essas informações sejam úteis e agora que você já sabe as 6 dicas para comprar seu primeiro imóvel, não excite em escolher a melhor opção que caberá no seu bolso.

6 dicas para aquisição do seu primeiro imóvel

 




Newsletter

Receba nossas últimas novidades!