Notícia



Dicas para viver em condomínio

15/07/2020 - 14:37

Adquiriu recentemente em sua imobiliária de confiança seu novo apartamento? Nunca conviveu em condomínio antes e não sabe como seria uma boa convivência? Para sanar as suas dúvidas resolvemos criar este conteúdo, para me orientar nas regras de convivência em condomínios para que você possa apreciar a vizinhança e o aconchego do seu novo apartamento.
 


Horário de silêncio

Entenda que o horário de silêncio é uma das normas de qualquer prédio, que após um determinado horário estabelecido não é possível fazer barulhos. Não existe uma legislação específica para determinar um horário referente a lei do silêncio, mas inúmeros condomínios têm como regulamento interno um horário pré-estipulado para que se evite barulhos altos.

Esses horários por via de regra e como não é uma norma, é para que os condôminos possam utilizar do bom senso para que possam conviver em sociedade com seus vizinhos, evitando assim ao máximo barulhos durante horários muito cedo ou de madrugada, principalmente em caso de reforma e isso de comum acordo nas reuniões sindicais e na hora da mudança para o novo apartamento, o síndico também conversa sobre essa norma.
 


Animais de estimação

Isso é uma coisa muito importante de ser analisada no seu novo prédio, existem alguns condomínios que permitem a convivência com animais de estimação de pequeno porte e outros que vetam totalmente esse tipo de convivência, isso muitas vezes acontece devido à falta de cuidados que alguns tutores têm com seus animais e o excesso de perturbação do descanso e do sossego dos vizinhos referente ao animal o que pode acordar um grande problema.

Portanto cheque com seu síndico quais são as normas do prédio referente animais de estimação, se são permitidos animais de pequeno porte e caso seja, procure utilizar levá-los  em áreas comuns com guias, limpar as sujeiras feitas pelo seu animal nas dependências do condomínio, em hipótese alguma o deixe sozinho no apartamento durante muitas horas, para que ele acabe não incomodando os vizinhos.
 


Área de lazer comum

Todo condomínio possui áreas de comum lazer entre todos, são áreas em que todos os moradores podem usufruir desde que sigam algumas normas e horários pré-estabelecidos no regimento interno do condomínio, para que assim a tranquilidade o sossego não seja prejudicado e que todos possam usufruir dessa área de lazer.

Portanto fique atento às áreas de lazer associadas ao seu prédio, e quais são as normas de preservação das dependências de comum acordo entre todos e quais os horários e como podem ser utilizadas, dê atenção à limpeza e a quantidade de pessoas que podem ser alocadas no espaço, se há necessidade de uma reserva prévia, ou se há alguma espécie de horário limitante para o uso.
 


Lixo

Esse é um item que deve ter um cuidado redobrado entre todos os condôminos, o lixo doméstico alocado de forma displicente acaba gerando transtorno entre todos os vizinhos, como também acaba gerando um descaso para a  aparência do condomínio em si, o que inclusive pode acabar prejudicando a saúde de todos os moradores e implicarem multa para o condômino responsável.

É importante lembrar que todo condomínio, tem uma área específica para o depósito de lixo ensacado, como a separação dos resíduos orgânicos dos recicláveis é importante, como morador do apartamento novo você ficar ciente de todas as normas e regras do condomínio para que você possa atender e transportar o lixo doméstico nos dias e horários apropriados e da forma já estabelecida, inclusive importante também verificar senão a odores fortes exalando do seu lixo. Quem não cumprir as regras estabelecidas pelo condomínio, além de dificultar a convivência também está sujeito a multas pelo síndico.

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite e compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais e não deixe de acompanhar nosso blog e fique por dentro das novas tendências e novidades da área e claro, deixe sua opinião nos comentários.

Dicas para viver em condomínio
 




Newsletter

Receba nossas últimas novidades!