Notícia



O que são projetos estruturais?

23/07/2020 - 10:28

Os projetos estruturais devem estar presentes em todos os tipos de obra, seja comercial, residencial, industrial, entre os outros tipos. Afinal por meio deles o engenheiro irá realizar o cálculo de toda estrutura, como vigas, lajes, pilares, alvenaria estrutural, fundação, etc, sendo responsável, como seu próprio nome diz, pela estrutura da edificação. Ele, inclusive, deve trabalhar com outros projetos da obra, como o elétrico, hidráulico e arquitetônico, para que se complementem e agreguem ainda mais valor para ela.

No entanto, infelizmente é comum iniciar a construção sem o projeto estrutural, confiando apenas na experiência do construtor, sendo esse um erro que irá afetar sua segurança e seu bolso. Isso porque, sem o projeto estrutural é muito provável que o dimensionamento fique desproporcional, fazendo com que você gaste mais do que deveria, além dos perigos de uma estrutura não planejada. Quer entender melhor sobre os projetos estruturais? Então não deixe de ler esse post!

Projeto Estrutural

Como falado, o projeto estrutural é complementar ao projeto arquitetônico, sendo ele o principal responsável por evitar situações como desmoronamento, queda de revestimentos, trincos, pisos afundados, etc. Afinal, com os cálculos precisos do engenheiro responsável, além de serem definidas as medidas corretas também são levados em conta fatores como o tipo de estrutura ideal para um terreno específico. Ou seja, o projeto estrutural é totalmente personalizado de acordo com a sua realidade.

Por que investir em um Projeto Estrutural?  

Como falado, o projeto estrutural é imprescindível para garantir a segurança de sua edificação, no entanto, ele também pode auxiliar em outros aspectos, facilitando todo o processo da obra.

Menor Custo

Por mais que seja necessário realizar um pagamento pelo projeto estrutural, ele é, na verdade, um investimento, não um gasto. Isso porque, o engenheiro responsável irá realizar o cálculo preciso da quantidade de materiais necessários, mão de obra, prazo, entre outros itens essenciais para a construção. Com isso, você evita a compra desnecessária de itens, além de contratar o número exato de funcionários, diminuindo seus custos e possuindo um bom planejamento orçamentário.

Planejamento

Sabemos que executar a obra seguindo um cronograma pode ser bem difícil, mas isso acontece somente quando não se tem um projeto estrutural. Como o engenheiro realiza cálculos precisos, como falado anteriormente, o planejamento é muito mais efetivo, facilitando o cumprimento do cronograma e execução da obra. Além disso, o projeto estrutural é feito também a longo prazo, ou seja, caso queira executar alguma mudança futuramente ou precise de algum ajuste, você pode realizar o processo sem medo, pois sua construção foi totalmente planejada e pensada para esses fatores.

Redução do desperdício

Além do dinheiro, o desperdício de materiais é algo que deve ser evitado a todo custo e quando isso é possível, o resultado da obra é ainda mais positivo. Como os cálculos são feitos previamente com o projeto estrutural, o sucesso da edificação é ainda maior, visto que o desperdício se torna mínimo, aumentando inclusive o ROI do projeto. Esse fator é muito importante para se diferenciar dos concorrentes e atrair mais investidores para seu negócio.

Segurança

Por fim, o projeto estrutural garante segurança para a edificação, evitando cálculos errados que podem ocasionar em um desmoronamento, por exemplo. No entanto, a ela não é apenas para os futuros usuários da mesma, mas também para os trabalhadores e construtores, visto que prevê erros possibilitando sua redução, além de evitar possíveis imprevistos, tornando o local seguro e promovendo um ambiente saudável para se trabalhar.

Agora que você entendeu a importância de um projeto estrutural, tenho certeza que não vai deixar de incluí-lo em sua obra. Por isso, escolha uma empresa de confiança para oferecer todo o suporte necessário. 

O que são Projetos Estruturais

 




Newsletter

Receba nossas últimas novidades!