Notícia



Vale a pena anunciar imóvel com exclusividade?

12/04/2021 - 09:00

Ao decidir vender seu imóvel junto à imobiliária, muitas dúvidas surgem. Afinal, os proprietários desejam vender a casa ou apartamento o mais rápido possível e querem ter certeza de que tomarão as decisões corretas. Uma opção é anunciar o imóvel com exclusividade, ou seja, apenas com uma imobiliária, tornando a exposição pontual e definida. Essa é apenas uma das grandes vantagens dessa modalidade, mas sabemos que nem sempre todas elas ficam claras. Por isso, no post de hoje vamos falar se realmente vale a pena vender imóvel com exclusividade.
 

Contrato de exclusividade de venda de imóvel

É comum que os atuais proprietários tenham receio de aceitar o contrato de exclusividade, visto que acreditam ficarem presos a apenas um corretor ou imobiliária. Afinal, pensam que quanto mais profissionais trabalharem para vender seu imóvel, mais rápido ela irá acontecer.

No entanto, essa é uma visão equivocada, pois quando apenas um corretor trabalha no processo de venda existem mais recursos de propaganda e divulgação, além de maior dedicação por parte do profissional.

O contrato de exclusividade garante que o corretor irá se comprometer a cumprir determinados pontos acordados com o proprietário no documento. Alguns itens são obrigatórios pela cláusula e outros dizem respeito à forma que o corretor trabalha. Além disso, outra questão é que o contrato não é vitalício. Portanto, quando acabar a vigência, o cliente pode optar pela renovação ou encerramento.
 

Quais as vantagens de vender imóvel com exclusividade?

Confira abaixo algumas das principais vantagens de vender um imóvel com exclusividade:
 

Maior segurança

Uma das principais vantagens da venda com exclusividade é a segurança que essa modalidade promove. Isso porque, o funcionário da imobiliária é extremamente capacitado e tem experiência no mercado, utilizando boas estratégias para realizar a divulgação e negociação do bem.

Além disso, é a empresa que se responsabiliza pela venda do imóvel, viabilizando todos os recursos relacionados à divulgação, além de ser de seu total interesse que a negociação aconteça o mais rápido possível. 
 

Controle de visitas

Ao escolher deixar seu imóvel à venda em diversas imobiliárias, será necessário deixar cópias das chaves com cada uma delas. Com isso, além de o controle de visitas não ser eficiente, também há risco de danos no imóvel. 

Apenas uma imobiliária controlando a venda torna o processo mais tranquilo, visto que ela será a responsável por cada visita agendada. Assim, além de ser mais difícil ocorrer algum problema, caso aconteça algo você saberá exatamente quem foi o responsável e o que aconteceu. 
 

Maior visibilidade

Grande parte das imobiliárias possuem contrato de exclusividade com portais imobiliários especializados em compra e venda. Dessa forma, os melhores espaços serão destinados a imóveis que têm exclusividade. Ou seja, além de maior área de anúncio, a descrição é mais detalhada, a quantidade de fotos é maior, além da possibilidade de inserir vídeos. Ter um anúncio em destaque é uma forma de abranger um grande número de pessoas, visto que ele fica em evidência e está localizado entre os primeiros. 
 

Precisão em informações

Ao anunciar seu imóvel em diferentes imobiliárias, podem ocorrer algumas confusões, afugentando os possíveis compradores. Isso porque, muitos anúncios de apenas uma unidade comprometem a clareza das informações, gerando mais dúvidas nos interessados e fazendo com que eles escolham outro imóvel.

Além disso, outra questão importante é que ao ver que o imóvel está sendo anunciado em muitos lugares, o comprador tem a impressão que o proprietário está desesperado e com dificuldades para vender o imóvel. Como resultado, ele propõe um valor abaixo do que realmente vale. 
 

Agilidade na venda

Outro ponto importante é que, como falamos, muitos proprietários acreditam que a venda será mais rápida se optarem por anunciar o imóvel em diferentes imobiliárias. No entanto, ao escolher essa opção, a venda se torna bem mais lenta. Isso porque, a exclusividade exige maior dedicação por parte da empresa contratada, que se empenha integralmente em anúncios e divulgação a fim de uma venda agilizada. Afinal, além de interesses econômicos, a venda também contribui para melhorar sua imagem no mercado imobiliário. 
 

Comunicação transparente

Por fim, mas não menos importante, o contrato de exclusividade também facilita a comunicação, tornando-a mais clara. Isso porque, ele terá um canal de comunicação direto com a imobiliária e o corretor responsável. Então, qualquer dúvida que surgir será solucionada com agilidade, sem maiores esperas. Além disso, em momentos de negociação e pós-venda, o proprietário terá um suporte completo da imobiliária e os profissionais serão responsáveis por todo o processo burocrático que envolve a compra e venda de imóveis. 
 

Então, se você chegou até aqui provavelmente entendeu que sim, vale a pena vender imóvel com exclusividade. Por falta de informação, muitos acreditam que essa não é uma boa alternativa. No entanto, com uma rápida pesquisa é possível entender que essa modalidade promove diversas vantagens, além de reduzir estresse e dores de cabeça desnecessários.