Notícia



As vantagens e desvantagens de morar em condomínio fechado

16/04/2021 - 09:20

Nos dias atuais não é nada fácil encontrar um lugar que ofereça segurança, lazer e comodidade para a família, e ter uma moradia que se encaixe nessas características é a meta de muitas famílias brasileiras.
Por esse motivo, tem crescido muito a procurar por casas e apartamentos em condomínio fechado, já que este modelo de imóvel atende os critérios citados acima.
Mas será que investir nesse tipo de imóvel é só vantagem? Continue lendo esse artigo e descubra quais são as vantagens e as desvantagens de morar com condomínio fechado.


Vantagens em morar em condomínio fechado

Morar em condomínio fechado tem diversas vantagens, então vamos citar aqui algumas delas para que você possa fazer uma boa análise em relação a este investimento!
·       Segurança: para as famílias que tem como prioridade a segurança, os condomínios fechados serão sempre ótimas opções de moradia. Isto se deve ao fato de que, a grande maioria dos imóveis em condomínio fechado, contam com sistemas de segurança eficazes. Entre esses sistemas podemos citar: câmera 24 horas, acessos por meio de biometria, porteiro 24 horas, segurança que realiza patrulhas diárias e noturnas, muros altos, cercas, e acesso controlado de pessoas.


·       Áreas de lazer para adultos e crianças: estes espaços normalmente contam com área de churrasqueira, piscina, saunas e parquinho para as crianças. Alguns condomínios fechados podem contar inclusive com academias, quadras esportivas e até mesmo lan houses. Para quem gosta de evitar tempo gasto no trânsito, essa vantagem conta muitos pontos na hora de escolher o imóvel, pois evita o estresse da locomoção e permite realizar atividades de lazer com segurança e o conforto de estar perto de casa.


·       Comunidade: de maneira geral, residir em um condomínio fechado aumenta o seu convívio social. Isso porque os espaços em comuns são utilizados por todos os moradores e naturalmente acaba se criando um vínculo. Este é um ponto importante para famílias com filhos, que poderão fazer amizades e usufruir das áreas de lazer em conjunto.


·       Privacidade: citada por último, mas não menos importante, a privacidade é uma forte característica dos imóveis em condomínio fechado. Se você preza pela sua privacidade, ao morar em uma casa de condomínio fechado você não será surpreendido por uma visita fora de hora ou por vendedores que batem de porta em porta.
Vale lembrar que dentre as vantagens acima, a privacidade também pode ser considerada uma desvantagem, como veremos no próximo tópico: as desvantagens em morar em condomínio fechado.


Desvantagens em morar em condomínio fechado

Até aqui você leu apenas as vantagens de se morar em condomínio fechado, mas antes de tomar uma decisão tão importante que é sobre onde você e sua família irão morar, também é importante saber quais são as desvantagens, certo?
Separamos aqui algumas delas:
·       Regras: ao se morar em uma casa de condomínio fechado você deve estar ciente que irá dividir muitos espaços com outros moradores. Por isso, existem regras que devem ser seguidas para manter o bom convívio e o melhor aproveitamento dessas áreas por todos.
 
·       Animais de estimação: se você tem um bichinho de estimação e vai optar por morar em um condomínio fechado, é bom sondar seus futuros vizinhos e questionar se a presença deles será incômoda.


·       Privacidade: também considerada umas das vantagens de se morar em condomínio fechado, a questão da privacidade também pode ser considerada uma desvantagem. Isso porque os apartamentos são próximos então após certo horário deve-se considerar os barulhos e sons dentro de casa. Além disso, os espaços em comum também podem causar algum conflito devido aos horários de uso, então é importante que exista um regime interno bem escrito que determine as regras de utilização.
 
Outra desvantagem em adquirir um imóvel em condomínio fechado é que sempre existirá o pagamento mensal do condomínio, que será direcionado para a manutenção das áreas em comum.


Conclusão: Vale a pena morar em condomínio fechado?

Esse artigo citou as principais vantagens e desvantagens de se morar em uma casa alto padrão em condomínio fechado. Agora cabe a você decidir quais são as suas prioridades e analisar se este imóvel se encaixa a elas.
Em geral, as vantagens costumam ganhar das desvantagens por apresentar uma característica muito importante para as famílias brasileiras: a segurança. Mas vale lembrar que existem muitos estilos de moradia e que todas devem ser pesquisadas e bem estudadas.
Avalie o seu estilo de vida e o da sua família e você fará uma boa escolha!
 
Imobiliária Rodrigues. Sua imobiliária em Atibaia.
Confira também outras matérias e notícias.


As vantagens e desvantagens de morar em condomi?nio fechado