Notícia



O que observar na hora de comprar meu primeiro apartamento?

21/04/2021 - 18:28

As visitas ao imóvel junto à imobiliária são uma grande oportunidade, principalmente para quem vai adquirir seu primeiro apartamento. Isso porque, nesse momento você pode tirar diversas dúvidas, além de conseguir tangibilizar seu grande sonho. No entanto, existem alguns detalhes importantes que podem passar despercebidos durante a visita e só serão descobertos depois que você já tiver fechado o negócio. Portanto, no post de hoje vamos dar algumas dicas do que você deve observar na hora de comprar seu primeiro apartamento. Vamos lá?

1. Percurso

Comece sua avaliação antes mesmo de chegar ao apartamento para a visita. Faça um teste, saindo direto do seu trabalho direto para o imóvel. Dessa forma, você já tem noção de como será o trânsito em seu dia a dia, quais serão as avenidas mais movimentadas, a facilidade para transporte público, entre outros. Depois, faça um passeio peço bairro para descobrir como é o comércio local e o percurso necessário para chegar até ele. 
 

2. Instalações elétricas e hidráulicas

Verifique também se as instalações hidráulicas e elétricas do imóvel estão funcionando corretamente, sendo esse um dos itens mais importantes a se observar. Confirme se peças hidráulicas como torneiras, chuveiros, descargas e registros estão funcionando e se não há infiltrações ou vazamentos, testando todos eles. 

Além disso, observe o estado de conservação da rede elétrica e leve uma lâmpada e o carregador de seu celular para testar as luzes e tomadas do imóvel. 
 

3. Região

A localização do apartamento é um dos pontos mais importantes que você precisa observar, principalmente se esse é um fator que você considera como prioridade. Então, avalie o entorno do imóvel e confira se você terá comércio, transporte público, área de lazer e outros serviços importantes no seu dia a dia. Afinal, de nada adianta ter um bom imóvel, se precisa passar horas no trânsito para fazer atividades simples da rotina, certo?
 

4. Condições físicas

Independentemente se o apartamento é novo ou usado, é essencial observar suas condições físicas. Portanto, analise as paredes, pintura, piso, janelas e também os acabamentos de cada um dos cômodos. Se o apartamento for usado, observe ainda o estado de conservação do imóvel e caso ele seja mobiliado, avalie como está cada um deles. 
 

5. Condomínio

Pergunte à imobiliária durante a visita sobre as regras de condomínio, para entender questões importantes, como vagas de garagem, uso do salão de festas, áreas comuns do prédio, horários de silêncio e a possibilidade de ter animais de estimação. 

Além disso, observe também a própria estrutura do condomínio entendendo quais são suas prioridades e como será sua qualidade de vida morando ali. Por exemplo, se não for sócio de nenhum clube, se o condomínio tiver piscina, academia e espaços para lazer, ele pode ser uma ótima opção. 
 

6. Vizinhos

É essencial observar a vizinhança do prédio e também da rua onde ele está localizado. Se possível, visite o apartamento em horários diferentes do dia para que você tenha ideia de como será morar nesse lugar, observando o movimento da rua, do condomínio, dos vizinhos de porta, etc. Assim, você consegue verificar como é o barulho e evita dores de cabeça futuras ao se mudar para um lugar que é mais agitado do que você gostaria. 
 

7. Medidas dos cômodos

Outro ponto importante, mas que muitos se esquecem é analisar o espaço disponível no apartamento. Por isso, é muito comum que durante a mudança ocorram vários estresses referentes ao móvel não passar pela porta ou ainda não ficar proporcional no cômodo. Portanto, a não ser que você queira comprar novos móveis posteriormente, é muito importante tirar as medidas de cada cômodo. Assim, você saberá se o sofá cabe na sala, se a cama ficará adequada no quarto e detalhes desse tipo. 
 

8. Documentação

Por fim, mas não menos importante, pergunte sobre a documentação do apartamento. É essencial fazer uma pesquisa antes de fechar o negócio para saber se o bem está dentro da lei. Portanto, a imobiliária ou um advogado são os mais capacitados para analisarem a propriedade. Ainda que exija um certo investimento, essa etapa é imprescindível para evitar cair em golpes imobiliários. Alguns documentos que precisam ser checados são:

  • Cópia da matrícula atualizada;

  • Certidões como, Certidão Negativa de Débitos na Junta Comercial, Certidão de Nascimento, Certidão de Distribuição Cível, Certidão Negativa de Débitos Federais de Pessoa Física, Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas;

  • IPTU e Condomínio. 
     

Então, com as dicas do post de hoje temos certeza que você irá adquirir o apartamento perfeito para você e sua família. Obviamente, a imobiliária está preparada para todas essas questões e saberá orientar na melhor escolha de acordo com suas necessidades e gostos pessoais. No entanto, ao ter uma base de conhecimento, você agiliza o processo e sabe dizer com maior certeza se gostou de determinado imóvel ou não. Assim, além de economizar tempo, você evita dores de cabeça futuras.